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Pesquisa : REVISTA SOCIEDADE PSICOLOGIA TRIANGULO MINEIRO (todos os anos)
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Id:18839
Autor:Silva, Cirlei Evangelistâ et al.
Título:As diferentes linguagens na educação infantil.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):114-116, jul-dez.2002.
Resumo em português: Este texto aborda o ensino de quatro diferentes linguagens na educação infantil, no contexto do referencial Curricular Nacional da Educação Infantil de 1998: 1. Movimento- linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano; 2. Música- linguagem que através do relacionamento entre o som e o silêncio permite a expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos; 3. Linguagem oral e escrita - linguagem que através da aprendizagem das palavras e dos significados culturais constitui-se como elemento importante de inserção e participação nas diversas práticas sociais; 4. Artes Visuais - linguagem que expressa, comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, volume, cor e luz(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
LINGUAGEM
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
LANGUAGE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:18838
Autor:Borges, Maria luiza Soares Ferreira.
Título:Relações entre o desenvolvimento da identidade feminina adulta e as vivências edípicas.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):104-113, jul-dez.2002.
Resumo em português: Esta pesquisa consiste em uma investigação bibliográfica, acerca das repercussões das vivências do complexo de édipo nas mulheres, e seus efeitos nas possibilidades de desenvolvimento da identidade feminina adulta. São feitas correlações entre o pensamento de autores clássicos e contemporãneos da psicanálise, em sesu ponstos comuns e discordantes na elaboração do complexo de édipo, e no desenvolvimento da identidade feminina, associando-se à experiência clínica. Finalizando, alguns aspectos da elaboração do complexo que repercutem nas possibilidades de desenvolvimento da identidade feminina adulta, são tomados em consideração para reflexão e questionamentos(AU)
Descritores Psi Português:COMPLEXO DE EDIPO
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Descritores Psi Inglês:OEDIPAL COMPLEX
PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:18837
Autor:Carrijo, Luciana Rubeiro Guimarães.
Título:A creche no cenário da educação infantil: reflexões acerca da formação de seus profissionais após a nova LDB.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):101-103, jul-dez.2002.
Resumo em português: O presente artigo apresenta uma breve contextualização da instituição creche frente às novas políticas públicas nacionais, bem como discute a situação atual dos profissionais envolvidos no trabalho diário com crianças pequenas e suas famílias. Discute também alguns pontos do panorama nacional das creches como uma das modalidades da educação infantil, destacando os limites e possibilidades do atendimento de qualidade oferecido por tais instituições e pelos sujeitos envolvidos no seu processo(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:EARLY CHIDHOOOD EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18836
Autor:Lima, Luciana Ribeiro de.
Título:O diagnóstico das dificuldades de aprendizagem: a pluralidade do fenômeno.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):96-100, jul-dez.2002.
Resumo em português: Este artigo procura discutir o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, e os possíveis instrumentos a serem utilizados. Ao considerar a aprendizagem como processo, onde múltiplos fatores se inter-relacionam, ressalta a importância do olhar investigativo do examinador diante do sujeito que não aprende e da pluricausalidade do fenômeno(AU)
Descritores Psi Português:DIAGNOSTICO
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:DIAGNOSIS
LEARNING PROBLEMS
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Id:18835
Autor:Machado, Luciane Medeiros.
Título:A percepção de homens e mulheres separados sobre o casamento.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):90-95, jul-dez.2002.
Resumo em português: ), todos de baixa renda. Os resultados mostraram que tanto homens quanto mulheres sentiram-se atraídos e escolheram o companheiro em um primeiro momento pela beleza física do mesmo, depois pelo fato de ser carinhoso. Os indivíduos relataram que. durante o casamento, as características do cônjuge mudaram, vigorando um ciúme muito grande por parte das mulheres e violência por parte dos homens. Homens e mulheres relataram insatisfação com o casamento, sendo esta gerada pelo comportamento do outro. Haviam brigas constantes no relacionamento que acabaram por contribuir para o desenlace. Os resultados colhidos nas entrevistas evidenciaram um desejo enorme, principalmente pelas mulheres, em manter o vínculo, mesmo suportando atos de violência, traição e indiferença, visto que a maioria relatou ser totalmente dependente do parceiro(AU)
Descritores Psi Português:CASAMENTO
Descritores Psi Inglês:MARRIAGE
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Id:18834
Autor:Vectore, Celia et al.
Título:Qualidade da educação infantil: aspectos históricos e tendências atuais.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):81-89, jul-dez.2002.
Resumo em português: A globalização dos mercados e a consolidação sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano, fizeram emergir, tanto no cenário nacional, quanto no internacional, um novo tipo de preocupação, representada pela questão da qualidade do serviço prestado á infância. Assim, não se discute mais sobre a necessidade de instituições de educação infantil, mas buscam-se meios de dar um melhor atendimento à criança pequena. O objetivo do presente artigo é, dentro de um contexto histórico, apresentar critérios de qualidade para a avaliação de educação infantil, a partir de experiências já reconhecidas e avaliadas(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18833
Autor:Rabelo, Dóris Firmino.
Título:Qualidade de vida na velhice: a importância da dimensão ambiental.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(2):74-80, jul-dez.2002.
Resumo em português: As condições ambientais são um aspecto importante a ser considerado quando se trata de promover um envelhecimento com boa qualidade de vida, já que as características dos diversos espaços aos quais o idoso está submetido podem interferir positiva ou negativamente na vida cotidiana dessas pessoas, especialmente no desempenho destas frente às diferentes situações de vida. Considerou-se oportuno para o desenvolvimento deste trabalho realizar um levantamento bibliográfico a fim de identificar na literatura orientações relativas ao meio ambiente físico para idosos. Encontrou-se com mais freqüência orientações em relação a três ambientes : a cidade, as habitações e as instituições de longa permanência. Suas características estão ligadas principalmente ao bem-estar percebido, à segurança e à promoção de independência e autonomia, que estão refletidas na competência comportamental(AU)
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
Descritores Psi Inglês:AGING
QUALITY OF LIFE
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Id:18832
Autor:Araújo, Alessandra.
Título:Educação sexual com adolescentes e jovens portadores de deficiências mentais.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):63-69, jan.jun.2002.
Resumo em português: O presente artigo contextualiza a temática sexualidade dentro da realidade de adolescente e jovens portadores(as) de deficiências mentais. Propõe ainda um modelo de trabalho em educação sexual junto aos(às) mesmo(as), visando a tomada de consci~encia de sua própria sexualidade para possibilitar-lhes maior responsabilidade e autonomia sobre si, numa perspectiva preventiva e psicohigiênica(AU)
Descritores Psi Português:ADOLESCÊNCIA
SEXUALIDADE
DEFICIENTE MENTAL
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENCE
SEXUALITY
MENTALLY RETARDED
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Id:18831
Autor:Paravidini, João Leitão.
Título:O estudo dos sinais psicopatológicos de bebês com risco de evolução autística.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):50-62, jan.jun.2002.
Resumo em português: Este trabalho objetiva proporcionar uma compreensão dos sinais psicopatológicos de risco de evolução autística que podem se fazer presentes nos dois primeiros anos de vida de uma criança. Discuti-se, de amneira mais abrangente, o grande interesse que vem despertando o estudo dos bebês e a precocidade de seus adoecimentos psíquicos, em que se inclui o autismo infantil levanta-se as diversas dificuldades e ressalvas a respeito da realização do diagnóstico precoce de autismo infantil, procedendo, então, a exposição da proposta de uma 'Cartilha dos Sinais Indicadores de risco de Autismo Infantil', que tem como função primordial servir de material de consulta para profissionais da área da Saúde e da Educação (AU)
Descritores Psi Português:AUTISMO
PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:AUTISM
CHILD PSYCHOPATHOLOGY
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Id:18830
Autor:Rabelo, Dóris Firmino.
Título:Atitudes de estudantes universitários em relação à velhice.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):43-49, jan.jun.2002.
Resumo em português: Em(AU)
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Id:18829
Autor:Silva, Sílvia Maria Cintra da.
Título:A utlização de gravações em áudio como apoio ao supervisor de estágio em psicologia escolar.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):13-17, jan.jun.2002.
Resumo em português: Este(AU)
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Id:18828
Autor:Coleta, Marília Ferreira Dela et al.
Título:Percepções e sentimentos diante da empregabilidade.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):37-42, jan.jun.2002.
Resumo em português: dos sujeitos a sorte não é a responsável pela manutenção do emprego (AU)
Descritores Psi Português:ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE
Descritores Psi Inglês:ATTRIBUTION OF CASUALNESS
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Id:18827
Autor:Maimoni, Eulália H.
Título:A experiência da aprendizagem mediada como elemento de formação docente.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):26-36, jan.jun.2002.
Resumo em português: A experiência da aprendizagem mediada consiste em uma situação de interação entre um adulto ou um colega mais capaz e um aprediz. O objetivo do presente estudo foi propiciar a pais universitários, que cursavam as licenciaturas da Universidade de Uberaba, a oporunidade de mediar aprendizagens de leitura e escrita de seus filhos em casa, através de dois procedimentos: leitura e escrita conjunta. Esperava-se que, ao aprender esses procedimentos de mediação, os pais melhorassem também o seu desempenho em escrita, bem como ampliasse suas possibilidades de atuação de futuros professores mediadores, junto a seus alunos, formando-se ainda para poderem lidar com a família na escola. Participaram 11 pais e seus filhos (18 alunos), de dez semanas de uso dos procedimentos. Ambos foram beneficiados com o estudo(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:LEARNING
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Id:18826
Autor:Ribeiro, Maria José.
Título:A função da escola e as intercorrências no processo de aprendizagem.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):18-25, jan.jun.2002.
Resumo em português: Este trabalho apresenta entrelaçamentos de questões escolare e psicológicas, bem como contribuições introdutórias de D.W.Winnicott relacionadas ao aprendizado e à função da escola no desenvolvimento pessoal dos alunos(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
Descritores Psi Inglês:LEARNING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18825
Autor:Lopes, Ederaldo José.
Título:Aspectos históricos da Psicologia: para onde vai a psicologia do século XXI?.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):7-12, jan.jun.2002.
Resumo em português: Este artigo discute algumas questões epistemológicas acerca do objeto e do método de investigação da psicologia neste século, abordando também algumas áreas da psicologia que necessitam de maior discussão teórica e prática. Como conclusão, melhor caminho para se conhecer a mente é a interdisciplinaridade(AU)
Descritores Psi Português:FILOSOFIA DA MENTE
EPISTEMOLOGIA
Descritores Psi Inglês:PHILOSOPHY OF MIND
EPISTEMOLOGY
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Id:18824
Autor:Ribeiro, Betânia Laterza O.
Título:Aspectos psico-juridicos-educacionais em prevenção e solução de conflitos: uma experiência acadêmica na formação de pesquisadores.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;6(1):2-6, jan.jun.2002.
Resumo em português: O presente artigo constitui parte da experiência acadêmica de implementação da linha de pesquisa denominada 'Eqüivalentes jurisdicionaise técnicas jurídicas de Composição de conflitos', vinculada á área de concentração Sistemas de resolução de Conflitos e Cidadania do Programa de Mestrado em Direito da universidade do estado de Minas Gerais, Campus de Ituiutaba. Tem por objetivo discutir o processo de mediação social em bases epistemológicas interdisciplinares a partir da psicologia, da Educação e do Direito. O estudo relaciona explicações psico-educacionais com processos de intervençãodestinados a prevenir e solucionar os conflitos que ocorrem entre cidadãos em virtude de suas diferenças individuais e de interesses. Múltiplas experiências têm demonstrado que tais intervenções, quando conduzidas por profissionais especilmente preparados, são úteis para a efetivação dos direitos que, constituicionalmente, garantem a cidadania(AU)
Descritores Psi Português:RACIOCÍNIO
PESQUISADORES
Descritores Psi Inglês:REASONING
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Id:18823
Autor:Silva, Carolina Batista.
Título:Câncer: fatores psicosossiais que podem facilitar ou dificultar o enfrentamento da doença.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):85-90, jan/jun.2001.
Resumo em português: Este artigo é o resultado de pesquisa bibliográfica acerca das estratégias de enfrentamento do câncer. Buscou-se através da literatura sobre o tema, identificar os aspectos que facilitam e os que dificultam o enfretamento da doença. Fatores como a informação, a aceitação, a expressão dos sentimentos e o apoio emocional, estão entre os aspectos que mais facilitam o enfretamento da doença. A negação, isolamento, desamparo e sintomas depressivos são indicados como principais fatores que dificultam o enfretamento (AU)
Descritores Psi Português:CANCER
Descritores Psi Inglês:CANCER
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18822
Autor:Neves, Anamaria Silva et al.
Título:Loucura: uma reconstrução em processo.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):81-84, jan/jun.2001.
Resumo em português: As idéias que hoje permeiam a concepção social da 'loucura' resultam de uma construção que se deu ao longo da história da humanidade. Um olhar preconceituoso e excludente é lançado sobre os pacientes portadores de transtornos psíquicos graves. Atualmente, nota-se nestas idéias, uma mudança incipiente, mas é preciso lutar para proporcionar uma melhor qualidade de vida a estes pacientes(AU)
Descritores Psi Português:REPRESENTAÇÃO SOCIAL
PRECONCEITO
Descritores Psi Inglês:SOCIAL REPRESENTATIONS
PREJUDICE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18821
Autor:Fontes, Agda Terezinha.
Título:Avaliação psicológica de uma criança com conflitos frente à sua condição de filho adotivo.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):76-80, jan/jun.2001.
Resumo em português: Realizou-se(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18820
Autor:Araújo, Alessandra et al.
Título:Percepção de um grupo de professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):69-75, jan/jun.2001.
Resumo em português: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade(TDAH) esabelece como critério para diagnóstico três comportamentos essenciais: desatenção, impulsividade e agitação. Nesse sentido, objetivou-se investigar a percepção de um grupo de professores de 1° a 4 ° série do ensino fundamental a partir da aplicação de um questionário aberto composto de cinco perguntas, abordando questões que indagavam desde o que é hiperatividade até comportamentos que caracterizavam o sujeito hiperativo. Os resultados demonstraram que apesar da maioria responder que já conviveu com alunos hiperativos, relataram também comportamentos como o egocentrismo e relacionamentos autoritários, descaracterizando, pois, a identificação do TDAH. Conclui-se que ainda hoje há grande desinformação por parte dos professores, principalmente no que se refere às causas e aos sintomas característicos do transtorno. Isso sugere a elaboração de programas psico-educacionais que instruam os professores sobre o TDAH(AU)
Descritores Psi Português:DISTÚRBIO DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE
Descritores Psi Inglês:ATTENTION DEFICIT DISORDER
HYPERACTIVITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:18819
Autor:Martins, Maria do Carmo Fernandes.
Título:A configuração de poder num hospital universitário brasileiro: a visão do corpo de enfermagem.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):58-68, jan/jun.2001.
Resumo em português: O presente trabalho constitui-se da identificação e descrição do fluxo de poder num setor de um hospital universitários brasileiro, através da identificação das configurações de poder percebidas por seus membros. A análise dos resultados revelou que o corpo de enfermagem percebe que o poder flui no hospital sob forma de três configurações: Missionária, Instrumento Partidário e Meritocracia, sem diferença significativa entre elas. São discutidas as implicações da forma de distribuição de poder identificada(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ENFERMAGEM
Descritores Psi Inglês:INDUSTRIAL PSYCHOLOGY
NURSING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18818
Autor:Siqueira, Mirlene Maria Matias.
Título:Análise de um modelo afetivo para a intenção de sair da organização.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):48-57, jan/jun.2001.
Resumo em português: O estudo teve como objetivo analisar um modelo para intenção de sair da organizão nele incluindo como antecedentes diretos vínculos afetivos com o trabalho (satisfação) e com a organização(comprometimento organizacional) e, como entecedentes indiretos, indicadores de afetividade na vida pessoal da trabalhador (estado de ânimo e disposição afetiva). Participaram do estudo 196 trabalhadores do setor de enfermagem de hospitais públicos e particulares. Os dados foram recolhidos através de um instrumento auto aplicável, contendo escalas de medida de intenção de rotatividade, satisfação no trabalho, comprometimento organizacional, estado de ânimo e disposição afetiva. Através de análises de regressão múltipla hierárquica verificou-se que as variáveis satisfação e comprometimento eram regressores indiretos. estes resultados deram suporte do modelo proposto e reafirmaram achados da literatura internacional sobre o assunto (AU)
Descritores Psi Português:SATISFAÇÃO NO TRABALHO
ANIMO
Descritores Psi Inglês:JOB SATISFACTION
EAGERNESS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18817
Autor:Burgareli, Eugenice Paula de Moura.
Título:Os desafios existenciais do idoso brasileiro portador do trantorno depressivo.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):45-47, jan/jun.2001.
Resumo em português: O presente artigo tráz uma reflexão sobre as necessidades existenciais do idoso brasileiro, as quais tem servido de barreira para o adequado diagnóstico e tratamento dos transtornos depressivos geriátricos(AU)
Descritores Psi Português:DEPRESSÃO(EMOÇÃO)
ENVELHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:DEPRESSION(EMOTION)
AGING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18816
Autor:Ribeiro, João Eduardo Caixeta.
Título:Depressão em estudantes do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Uberaba.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):37-44, jan/jun.2001.
Resumo em português: de significância. Conclui-se que aspectos depressivos estão presentes nos alunos em diferentes etapas do curso de psicologia destacando-se o período de transição para a fase clínica da graduação (AU)
Descritores Psi Português:DEPRESSÃO(EMOÇÃO)
Descritores Psi Inglês:DEPRESSION(EMOTION)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18815
Autor:Farnese, Carla Costa et al.
Título:Os fatores biopsicossociais do envelhecimento ligados à sexualidade.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):28-36, jan/jun.2001.
Resumo em português: A sexualidade é uma temática profundamente intrigante e complexa, visto que é inerente à subjetividade do indivíduo. O presente artigo elucida alguns aspectos da sexualidade no envelhecimento abrangendo os fatores biopsicossociais que estão intimamente relacionados com tal temática. Apresenta várias pesquisas retratando a pecularidade sexual de cada indivíduo. Os fatores que mais norteiam as crenças femininas e masculinas, bem como mudanças e os problemas fisiológicos, psíquicos e sociais advindos com o envelhecimento (AU)
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
SEXUALIDADE
Descritores Psi Inglês:AGING
SEXUALITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18814
Autor:Martino, Camila Di et al.
Título:Perspectivas de envelhecimento da população brasileira para o século XXI.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):2-27, jan/jun.2001.
Resumo em português: Esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica cuja fonte foram lovros recentemente publicados que tratam do envelhecimento e das perspectivas de envelhecer melhor neste novo século. Um dos objetivos da pesquisa é alertar para o aumento progressivo de idosos no Brasil, conscientizando para a necessidade da implatação urgente de políticas públicas de assistência ao idoso. Outro intuito é a conscientização dos profissionais da saúde, em especial os de psicologia, sobre a importãncia da promoção da educação para o envelhecer, desde a infância; desta forma provendo uma melhor perspectiva de envelhecimento no século XXI(AU)
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:AGING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR645.1 - UFMG/FCH/BC


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Id:18813
Autor:Mandrami, Ana Barbara et al.
Título:Como o idoso está envelhecendo nas diversas regiões do Brasil.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):15-21, jan/jun.2001.
Resumo em português: O presente artigo visa demonstrar o envelhecimento nas diversas regiões brasileiras, buscando informações a cerca de projetos e programas destinados ao bem estar da população idosa nos níveis político, social, econômico, emocional e físico. Percebe-se que há ainda uma escassez de pesquisas e estudos referentes a tais assuntos, remetendo a necessidade de trabalhos focalizando os mesmos, bem como uma prática sistematizada e pertinente às conclusões encontradas(AU)
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:AGING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18812
Autor:Nascimento, Ana Flávia Nogueira.
Título:A questão do envelhecimento humano em diversas regiões do mundo.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;4(6):6-14, jan/jun.2001.
Resumo em português: O pesente artigo artigo traz os dados de pesquisa bibliográfica acerca do envelhecimento populacional nos diversos países do mundo, mostra as diferentes situações culturais e econômicas que influenciam no tratamento oferecido aos indivíduos idosos nos diversos países do mundo, e faz uma análise do impacto bio-psicossocial dessa situação (AU)
Descritores Psi Português:ENVELHECIMENTO
CULTURA
Descritores Psi Inglês:AGING
CULTURE
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Id:18811
Autor:Lopes, Renata Ferrarez Fernandes.
Título:A psicoterapia comportamental-cognitiva(TCC) da esquizofrenia e outors transtornos psicóticos: estratégias para intervensão em paciente em crisew.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(5):39-43, jul/dez.2000.
Resumo em português: Neste artigo, dedicamos atenção à teoria, à avaliação e ao tratamento da esquizofrenia segundo a Terapia Comportamental cognitiva (TCC). transtornos psicóticos são uma das áreas de exploração mais recentes da TCC. estes transtornos crônicos e incapacitantes parecem responder bem a uma abordagem terapêutica integrativa, como é o caso da TCC, que atua sobre os diferentes componentes de uma situação problema tais como : a interpretação de uma dada situação, que no caso das psicoses é marcadamente disfuncional, as emoções, os comportamentos e as alterações fisiológicas decorrentes desta interpretação. Apontamos o papel das interações sociais, bem como, o autoconceito como estressores potentes na precipitação da esquizofrenia e delineamos técnicas racionais e emocionais para a intervenção nesta psicopatologia
Descritores Psi Português:ESQUIZOFRENIA
AUTOCONCEITO
Descritores Psi Inglês:SCHIZOPHRENIA
SELF CONCEPT
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Id:18810
Autor:Cruz, Thaís.
Título:O imaginário nas histórias infantis.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(5):33-38, jul/dez.2000.
Resumo em português: O artigo considera as histórias como formas construidas pela humanidade para comunicar a experi~encia viva e para ligar indivíduos através de suas subjetividades. Focaliza o conto 'A Sereiazinha' de Hans Andersen para ilustrar um fenômeno que vem ocorrendo, que é o empobrecimento do conteúdo imaginário dos contos clássicos e ao mesmo tempo ressalta o poder de comunicação de sua versão original(AU)
Descritores Psi Português:SUBJETIVIDADE
COMUNICAÇÃO
Descritores Psi Inglês:SUBJECTIVITY
COMMUNICATION
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Id:18809
Autor:Oliveira, Isa Nunes.
Título:Psicanálise e psicoterapias.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(5):27-32, jul/dez.2000.
Resumo em português: O presente artigo tem por abjetivo traçar algumas considerações sobre as diferenças entre psicoterapia e psicanálise. Apesar de algumas abordagens psicoterápicas tomarem como referência dispositivos técnicos da psicanálise, veremos que a base de diferenciação entre elas se encontra no método utilizado, no modo de conceber os sintomas e ainda na modalidade de escuta específica de cada uma; que por sua vez determinará o direcionamento do tratamento e da cura.(AU)
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
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Id:18808
Autor:Vieira, Natércia Guimarães Gomide.
Título:A subjetividade na entrevista: percepção, expectativa e inferências.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(5):16-26, jul/dez.2000.
Resumo em português: A entrevista pessoal representa o ponto crucial de um processo seletivo, contudo algunsfatores intervenientes a caracterizam como um instrumento subjetivo com muitas limitações e falhas. A subjetividade implícita à percepção, expectativas e inferências impregna a metodologia a interpretação e a relação entrevistador/entrevistado, provocando viéses e erros no estabelecimento do julgamento e tomada de decisão para o resultado do processo seletivo(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18807
Autor:Fernandes, Milton Vicente.
Título:A psicoterapia centrada na solução do problema.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(5):13-15, jul/dez.2000.
Resumo em português: A terapia centrada na solução de problemas é uma macro tendência que permeia varias abordagens terapêuticas. Embasado na epistemologia sistêmico-construtivista e na hipnoterapia eriksoniana, discute-se o processo terapêutico como instumentalizador no estresse-enfrentamento. Através da mudança do enfoque explicativo para o enfoque processual, preconiza-se uma atuação estratégica capaz de retro-alimentar adequadamente o sistema estresse-enfretamento(AU)
Descritores Psi Português:SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Descritores Psi Inglês:PROBLEM SOLVING
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Id:18806
Autor:Silva, Rosiane Maria da.
Título:Elementos teóricos e metodológicos para uma discussão sobre a auto-regulação humana.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):53-59, jan/jun.2000.
Resumo em português: A auto-regulação humana consiste na ação de tornar-se mais reflexivo, sendo capaz de planejar e regular o próprio comportamento nas relações sociais. este trabalho pretende abordar a promoção de auto-regulação a indivíduos portadores de problema de conduta, no âmbito da interação professor-aluno, buscando situar a contribuição de suportes teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural para a pesquisa sobre dinãmicas interativas relacionadas a processos auto-reguladores. Serão explanados fundamentos teóricos articulando-os a parâmetros metodológicos adotados no estudo do tema proposto. O estudo da auto-regulação beneficia-se dos referenciais discutidos, pelo fato de que estes permitem uma perspectiva integradora do indivíduo humano na gênese de sua autonomia cognitiva em níveis significativamente elevados e com alto grau de consciência(AU)
Descritores Psi Português:INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
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Id:18805
Autor:Ribeiro, Maria José.
Título:A queixa escolar na infância: uma proposta de avaliação em grupo.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):45-52, jan/jun.2000.
Resumo em português: Este artigo refere-se a uma proposta de avaliação qualitativa em grupo de crianças com queixas escolares nas séries iniciais do ensino fundamental. Considerando a ampla parcela de crianças encaminhadas para serviços de psicologia em ambulatórios, clínicas-escola e postos de atendimento à população, buscamos envolver a escola, a família e a criança, procurando contemplar diversas áreas do desenvolvimento e aprendizagem infantis. O processo avaliativo ocorre em grupo, em cerca de nove encontros com a duração de uma hora e meia, o que permite uma agilidade no atendimento à demanda. São considerados tanto fatores intra quanto inter-psíquicos da criança avaliada e a implicação da mesma, assim como da família e da escola na contrução das queixas apresentadas. É fundamental que cada psicólogo, a partir de sua formação e experiência, possa propor alternativas de atuação viáveis para a população com a qual trabalha, evitando práticas estereotipadas e distanciadas da realidade(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:SCHOOL PSYCHOLOGY
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Id:18804
Autor:Gandini, Rita de Cássia.
Título:Cognição e emoção em mulheres com câncer de mama.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):37-44, jan/jun.2000.
Resumo em português: Trata-se de um trabalho realizado no Serviço de Mastologia Maligna do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelo Programa de Psico-Oncologia cujos objetivos foram, não somente, explorar aspectos cognitivos e emocionais em mulheres com câncer de mama e analçisar a estrutura e dinâmica das narrativas destas mulheres ao chegarem ao atendimento mas, também, capacitar o pessoal responsável pelo atendimento psicológico em nível de compreesão do sofrimento dessas mulheres nos aspectos manifestos e latentes. Participaram deste estudo, 90 mulheres, cujos prontuários foram escolhidos ao acaso, dentre 500; analisados quanto às questões: Qual o problema (diagnóstico)? Como se sentiu com a conduta médica proposta? O que significa ( a possibilidade) de retirada da mama? As participantes tinham idades variando entre 33 e 70 anos; em sua maioria eram casadas; com atividade profissional não especializada e com grau de escolaridade correspondente ao 1° grau incompleto. A análise foi realizada sob o Modelo de Identificação Projetiva e da função intelectual do 'pensar'. este enfoque teórico-clínico forneceu subsídios para melhorar o programa de treinamento de estagiárias, permitindo a compreensão e interpretação de sentimentos violentos e ameaçadores do ego frente à doença instalada, facilitando a conscientização dessas mulheres para a realização dos tratamentos indicados(AU)
Descritores Psi Português:CANCÊR DE MAMA
PSICO-ONCOLOGIA
Descritores Psi Inglês:BREAST NEOPLASMS
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Id:18803
Autor:Oliveira, Ana Lúcia de et al.
Título:A solidão na vida de mulheres idosas que moram sozinhas.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):30-36, jan/jun.2000.
Resumo em português: O presente estudo investigou em 25 mulheres com idade acima de 60 anos, a sua percepção de Solidão. Contactadas em suas residências, estas senhoras puderam responder a uma entrevista semi-estruturada que abordava os aspectos da solidão vivenciada por pessoas que residem sozinhas em seus domicílios. Os resultados mostraram que apesar delas considerarem os aspectos da solidão vivenciada por pessoas que residem sozinhas em seus domicílios. Os resultados mostraram que apesar delas considerarem os spectos positivos de se viver sozinha, a solidão é percebida como algo que vem de dentro de si e traz consigo estados depressivos e desoladores, dos quais se tenta fugir refugiando-se em tarefas e atividades que aparentemente são benéficas e necessárias(AU)
Descritores Psi Português:ANGÚSTIA
TERCEIRA IDADE
ISOLAMENTO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:ANGST
SOCIAL ISOLATION
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Id:18802
Autor:Paiva, Ede Lanir Ferreira.
Título:O toque com alternativa de comunicação entre cuidador e paciente com doença de Alzheimer.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):26-29, jan/jun.2000.
Resumo em português: O presente estudo(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18801
Autor:Naves, Marcello Marques.
Título:Variáveis macro e microssistêmicas como antecedentes de critérios de eficácia organizacional.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):19-25, jan/jun.2000.
Resumo em português: No âmbito(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:18800
Autor:Martins, Maria do Carmo Fernandes.
Título:Clima organizacional: o estado da arte.
Fonte:Rev. Soc. Psicol. Triângulo Min;3(4):12-18, jan/jun.2000.
Resumo em português: Este trabalho teve por objetivo(AU)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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